Hoje o dia foi enriquecido com vasto conhecimento.
O tema escolhido para a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência 2022 foi “Superar Barreiras para garantir a Inclusão”.
Pensando nesse objetivo, nossa equipe elaborou um tema que pudesse ser tratado juntamente com profissionais da Saúde, da Educação, Pais e ou Responsáveis, sobre as Barreiras que construímos e as barreiras que enfrentamos. Como desconstruí-las para garantir a tão desejada inclusão?
Essa é a reflexão que dá início às Rodas Temáticas, pensada com base no Estatuto da Pessoa com Deficiência que aborda o que é barreira e especifica cada barreira, dentre elas: barreira urbanística, barreira da comunicação, barreira da tecnologia, barreira arquitetônica e barreiras atitudinais.
Cada profissional, cada técnico e também monitores da nossa Instituição puderam abordar sobre as barreiras citadas acima. Mas, as que mais nos chamou atenção foram as barreiras atitudinais pois são as que têm sido a principal causa para dificultar a inclusão.
Podemos citar alguns exemplos de barreiras atitudinais como a questão de rotular o deficiente e dizer que ele não é capaz… Mas não podemos deixar que essas barreiras façam parte do nosso dia a dia.
Através da reflexão vivida hoje nas Rodas Temáticas, propomos uma mudança, uma mudança de atitude, uma mudança no comportamento.
A começar em mim.
– Que eu comece a querer mudar a minha atitude. Um exemplo: se eu estou vendo algo que está errado, como por exemplo um vaso de planta na calçada que sempre pode dificultar a passagem, que eu fale, que eu explique, que eu não permita!
Faça a diferença!
Para fechar as Rodas Temáticas fica a sugestão de produzir, em conjunto, um documento sobre o aqui tratado, intitulá-lo para que possamos enviar às Câmaras Municipais dos Municípios de Apiacá, Bom Jesus do Norte, Bom Jesus do Itabapoana e de São José do Calçado que são as prefeituras que têm parceria com a nossa APAE, juntamente com as Secretarias de Educação, de Saúde e Assistência Social, um documento extra para dar conhecimento das demandas tratadas.
Colaboração da Pedagoga da APAE Andrea Mello
VESPERTINO