“… Uma maneira nova de pensar, observar, interpretando o que o paciente pode fazer, ajustando então o que nós fazemos, em termos de técnicas; ver e sentir o que é necessário, possível para que eles, inicialmente com nossa ajuda consigam fazer. Nós não ensinamos movimentos, nós fazemos-lhes possíveis…” (Bobath, 1989).
A Estimulação Precoce adotada na APAE conta com atendimento especializado no conceito neuroevolutivo Bobath. E o que é o conceito Bobath?
O conceito Neuroevolutivo Bobath é usado na fisioterapia como uma técnica de tratamento que prioriza a solução de problemas onde a criança aprende a sensação do movimento e não o movimento em si.
O objetivo é facilitar o movimento motor e inibir movimentos e posturas anormais. Este conceito é extremamente importante para o desenvolvimento motor da criança. É aplicado na estimulação precoce antes que se estabeleçam as desordens de postura e de movimento, podendo estes ser evitados.
Esta facilitação motora é realizada através da diminuição da espasticidade muscular e a introdução de movimentos voluntários, auxiliando a criança a desenvolver uma função. Inibição de tônus motor anormal e facilitação do movimento normal.
Tudo isto parece difícil e complicado. Mas não é. Pelas fotos de alguns movimentos podem acompanhar o que descrevi e entender melhor.
Por Luciane Rodrigues – Fisioterapeuta da APAE
Edição de Marisa Borges
Fotos de José Nilo